Sobre nós

História

História do INSTITUTO NACIONAL DE NATUROPATIA APLICADA

O INNAP é uma instituição de ensino com 20 anos de tradição em terapias naturais. Constituição (16/10/1997)

Quando começamos, ministrávamos apenas cursos em caráter livre, mas, constatamos que os cursos na área da Naturopatia estavam cada vez mais caros, e apesar disso, careciam de conteúdos voltados realmente às terapias naturais, também faltava reconhecimento de órgãos competentes que dessem legitimidade aos diplomas e certificados oferecidos. O INNAP foi a primeira instituição de ensino a ministrar cursos de Naturopatia, tanto de extensão Universitária como de pós-graduação, Lato Sensu. Assim sendo, vimos a necessidade de trazer para o Rio Grande do Sul todo o conhecimento acumulado pelo seu fundador, o professor Elias de Sousa, renomado Naturopata que fundou o Instituto Nacional de Naturopatia Aplicada (INNAP) com sede anteriormente no Paraná.

Mais do que uma escola, é uma instituição com o objetivo de divulgar princípios e conceitos de terapias naturais, com a finalidade de restabelecer e manter a saúde do indivíduo. Realizar, promover estudos e divulgar pesquisas na área das terapias naturais.

Terapias da Naturopatia

A Naturopatia engloba:

Medicina Tradicional Chinesa- terapia milenar para equilíbrio das energias do corpo, A fitoterapia – terapia pelas ervas, hidroterapia – terapia pela água, geoterapia – terapia pela argila, Trofoterapia – terapia pela alimentação, iridologia – terapia pela íris do olho humano, Auriculoterapia – terapia pelo pavilhão auricular. Florais – terapia por elixires florais, Aromaterapia – terapia pelos aromas e odores, litoterapia- terapia pelas pedras e cristais.

Metodologia

Realizando seus cursos de Naturopatia Iridologia e Medicina Tradicional Chinesa, nos níveis de Curso Livre, Extensão Universitária e Pós-graduação, através da internet (sistema à distância). Contamos com uma plataforma EAD com capacidade para mais de mil alunos online com aulas expositivas e dialogadas; Apresentação de trabalhos elaborados em grupo; Estudo de casos; Simulações de situações vivenciadas pelo NATUROPATA no seu dia-a-dia; além de promover palestras, seminários e congressos com Naturopatas experientes.

HORÁRIO DE ATENDIMENTO:

Segunda à sexta

Das 09:00 ás 18:00

Alunos

Os alunos do INNAP são em sua grande maioria adultos entre 30 e 60 anos, com nível superior ou sem, mas que desejam usar as terapias naturais como meio de vida; quase todos já atuam em áreas de terapias naturais, mas sem certificados ou diplomas que os respaldem. Eles entram em contato com a escola na grande maioria através da internet, alguns via secretaria ou por telefone.

Competências

Criar familiaridade com as profissões de NATUROPATA, IRIDÓLOGO, E ACUPUNTURISTA desenvolvendo uma visão sistêmica acerca das práticas de saúde;

Integrar os conceitos teóricos provenientes das ciências sociais, econômicas, biológicas para aplicá-los no reconhecimento da construção dos hábitos SAUDÁVEIS;

Conhecer as limitações legais, éticas e de responsabilidade com as profissões de NATUROPATA, IRIDÓLOGO E ACUPUNTURISTA.

Conhecimentos

Trajetória da NATUROPATIA, IRIDOLOGIA, E ACUPUNTURA como ciência e profissão e contextos sociais e históricos

Campos de atuação do profissional NATUROPATIA, IRIDOLOGIA E ACUPUNTURA

Exercício profissional: legislação, regulamentos e resoluções;

Entidades de classes e as suas funções.

Metodologias, técnicas e recursos de avaliação.

 A avaliação da aprendizagem, de caráter contínuo e processual, será realizada de forma individual e coletiva no decorrer do processo formativo por meio de seminários, trabalhos em grupo, participação crítica em debates, tendo como objetivo aferir o desenvolvimento das competências prevista. Os critérios para avaliação dos alunos são o conteúdo e a objetividade das respostas, capacidade de relacionar os diferentes conteúdos desenvolvidos em aula, bem como a ortografia e a concordância. Estão programados trabalhos complementares em harmonia com as normas da ABNT em horário extraclasse para a conclusão do curso.

Observação: As notas dos trabalhos e fichas de casos clínicos contam pontuação, portanto não devem ser desconsiderados.

As aulas práticas serão avaliadas, portanto a ausência nas mesmas implica na ausência da nota, mesmo sendo a falta justificada.

Biblioteca e Material pedagógico

O INNAP além de possuir biblioteca própria com mais de 300 volumes de livros enciclopédias e livros físicos e em formato digital, fornece como material pedagógico, apostilas, slides, textos de base tabelas, mapas, além de recursos audiovisuais, sugestão de livros para leitura obrigatória e opcional.

Salas de aula

Possuímos salas de aula com capacidade para até 35 alunos, além de contarmos com uma plataforma EAD com capacidade para mais de mil alunos online com aulas expositivas e dialogadas; Apresentação de trabalhos elaborados em grupo; Estudo de casos; Simulações de situações vivenciadas pelo aluno no seu dia-a-dia.

Tese e Trabalho de Conclusão do Curso (T.C.C.):

Para conclusão de curso todos os alunos de Pós-Graduação terão que entregar um artigo científico (TESE) sobre um tema relacionado ao contexto epistemológico da NATUROPATIA, IRIDOLOGIA E ACUPUNTURA. Dentro das normas acadêmicas e das normativas da ABNT.

Atividades

O INNAP mantém atividade todos os dias de segunda a sexta com atendimentos na sua área de competência e aulas presenciais e na plataforma online, além de fazer atendimento a comunidade carente em fins de semana específicos e como casos clínicos aos alunos, sem custo para os pacientes ou clientes.

Conselho superior do INNAP

O Conselho Superior do INNAP – Instituto Nacional de Naturopatia Aplicada com sede Novo Hamburgo/RS, tem como sua diretora administrativa/financeira Cristiana Bohn Dias e como diretor pedagógico o Prof. Marcos Viviano Dias, e como secretária Caroline Tasso.

Convênios e parcerias:

O INNAP mantém convênios com uma faculdade que chancela seus cursos:

FAMAC – Faculdade Machadinho, entidade mantenedora, sociedade soteropolitana de ensino e pesquisa e extensão LTDA.- Credenciamento: portaria do MEC, SESu N°6,07/01/2008 (DOU: 08/01/2008).

Admissão

Nossos cursos são realizados através de leituras e produções de artigos científicos e tese final. Possibilitamos para todos os interessados em nossos cursos, após análise curricular, uma metodologia e contexto didático individual. Pois acreditamos na abordagem pedagógica, que é de suma importância dentro do contexto educacional existencial no qual trabalhamos. O futuro aluno precisa entrar em contato com a instituição e relatar sua pretensão epistemológica e sua vivência profissional para que possamos fazer adequações para sua formação escolástica conosco.

Responsabilidade

Todos os cursos realizados pelo INNAP dentro do contexto educacional brasileiro são considerados LIVRES. Nossa responsabilidade é a realização dos cursos através do sistema à distância (internet) e as devidas emissões das diplomações aos alunos concluintes. Mesmo nossos cursos sendo LIVRES, dentro do contexto educacional brasileiro, permitem conteúdos de conhecimentos aplicáveis nas diversas áreas do mercado de trabalho. No Brasil, como já relatamos acima, nossos cursos somente terão validades após as devidas convalidações de acordo a legislação educacional brasileira. Sendo importante para todos aqueles que desejam ser nossos alunos terem plena ciência destes fatos educacionais geradores de múltiplas celeumas.

Nossas diplomações permitem ao aluno uma ampliação curricular e uma plena evolução no mercado profissional.

 

Rua Cristóvão Colombo, 399

Vila Rosa – Novo Hamburgo/RS

CEP  93310-320

Fones:   51 3581 3097

E-mail: secretaria@innap.com.br
Site: www.innap.com.br
facebook.com/innap.naturopatia
Twitter: INNAP Naturopatia