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Formação em

Medicina Tradicional Chinesa

A Medicina Tradicional Chinesa é uma medicina baseada em observações dos fenômenos da natureza em que o ser humano é considerado contínuo a esse universo.

EAD ou Presencial

Curso totalmente online ou Presencial

Qualificação

Conhecimento focado na prática.

Reconhecimento

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Sobre Formação em Medicina Tradicional Chinesa

Medicina Tradicional Chinesa (MTC) é uma medicina baseada em observações dos fenômenos da natureza em que o ser humano é considerado contínuo a esse universo.

Para a milenar Medicina Chinesa, o conceito de doença segue um caminho de evolução: psíquica, energética, funcional e então chegando ao desequilíbrio orgânico.

Medicina Tradicional Chinesa entende o ser como uma continuidade da natureza e desta forma respeita os seus ciclos naturais. A alimentação, a respiração, o sono e as emoções são fatores fundamentais para o bem estar de acordo com essa ciência. Todos eles seguem ritmos naturais, como as estações do ano, as horas do dia e também os ciclos de Yin e Yang.

O grande destaque deste curso é o estudo detalhado dos conceitos da Medicina Tradicional Chinesa aplicados ao diagnóstico. São estudados detalhadamente os sistemas de avaliação como: Pulsologia, Glossologia (avaliação pela língua), a Anamnese, a Observação Comportamentais e a da Alimentação e sua Relação Energética.

O aluno tem a opção de escolher fazer o curso de Medicina Tradicional Chinesa com habilitação em Fitoterapia e Dietética (14 meses EAD) ou com habilitação em Acupuntura(com + 6 encontros presenciais além dos 14 EAD).

Público Alvo

O curso é aberto para todas as pessoas que se identificam com os princípios da MTC e que estejam buscando conhecimentos para o dia-a-dia ou mesmo para uma transição de carreira profissional.

Indicado para todos os profissionais terapeutas ou da área de saúde que desejam ampliar os conhecimentos e seus atendimentos através das técnicas da Medicina Chinesa.

Duração

14 ou 21 meses

Pré-requisitos

Ensino médio completo

Exclusividade deste curso

O aluno tem a opção de escolher fazer o curso de Medicina Tradicional Chinesa com habilitação em Fitoterapia e Dietética (14 meses EAD) ou com habilitação em Acupuntura (com + 6 encontros presenciais além dos 14 EAD).

Formação com Habilitação em Fitoterapia e Dietética EAD
Duração: 14 meses 480 h/a / 100% ONLINE

Formação com Habilitação Acupuntura
Duração: 21 meses 1.200 h/a

Serão os 14 meses do EAD + 7 meses de aprofundamento com 6 encontros presenciais (para as práticas).

Perfil profissional

O profissional em Medicina Tradicional Chinesa atua no mercado da medicina natural como um terapeuta especializado em atendimentos ao público geral.

Através de técnicas de diagnósticos não invasivas como; anamnese, a glossologia (observação da língua), a pulsologia (diagnóstico pelo pulso) e também a observação de sinais físicos, energéticos e comportamentais.

Como profissional de Acupuntura, além de fazer todo o diagnóstico e tratamento mencionados, o terapeuta também faz uso das agulhas, da moxabustão, eletroacupuntura e a ventosaterapia para um tratamento muito efetivo, estimulando os canais de energia do corpo e desbloqueando os pontos que impedem o fluxo de energia vital.

Objetivo do curso

Este curso pretende fornecer os fundamentos dos princípios da Medicina Chinesa para estudantes e profissionais da área da medicina chinesa, estudantes e profissionais da área da saúde ou demais pessoas interessadas na área.

O conteúdo programático é voltado para formar profissionais com amplos conhecimentos teóricos e práticos, elevando a sua carreira profissional.

Matriz Curricular

Fundamentos da MTC, História e filosofia da MTC, Paradigmas, Conceitos, Princípios – Qi – Yin-Yang

Compreende os fundamentos e conceitos históricos da medicina tradicional chinesa, bem como o conceito de Qi e a teoria de Yin e Yang conceitos que fundamentam toda a medicina tradicional chinesa.

Esta disciplina visa fornecer os conceitos básicos e fundamentais específicos necessários ao desenvolvimento do pensar a medicina chinesa. Instrumentalizar o aluno para as disciplinas posteriores que constituem o primeiro bloco de aprendizado do primeiro semestre.

Cinco Movimentos, Zang Fu, Etiologia e Etiopatogenia

Compreende a Teoria dos Cinco Movimentos – Wu Xing relacionando aspectos orgânicos e funcionais com aspectos psíquicos e emocionais do ser, teorias que embasam o pensar e a racionalidade das terapias tradicionais chinesa. Também são apresentados os conceitos sobre os sistemas internos do corpo humano segundo a racionalidade da medicina tradicional chinesa, assim como o relacionamento entre as teorias dos órgãos internos e dos cinco elementos. Nesta disciplina são estudados também os conceitos fundamentais e específicos necessários ao desenvolvimento da capacidade do aluno em identificar características pertencentes ao sistema orgânico relacionar com o sistema de Cinco Movimentos e sua inter-relação com características orgânicas e psíquicas.
Esta disciplina objetiva desenvolver no aluno a capacidade de discernir sobre a origem das síndromes, classificando a etiopatologia em eixos principais: externos, climáticos e biológico; internos emocionais, orgânicos e funcionais; nem internos ne

Substâncias Fundamentais: fisiologia energética

Aqui são apresentados os conceitos sobre as substâncias fundamentais relacionando com os órgãos e sistemas internos do corpo humano segundo a racionalidade da medicina tradicional chinesa.

Esta disciplina embasa com conceitos fundamentais para discernimento entre as funções e as disfunções orgânicas. O aluno é capacitado aqui para identificar o correto funcionamento dos sistemas internos para posteriormente conseguir eleger os tratamentos mais adequados.

Teoria geral de meridianos

Aborda aspectos relativos à avaliação de estruturas da anatomia sutil do corpo relacionando a teoria de canais de energia da medicina chinesa clássica. Destacam-se tópicos conceituais da anatomia relacionados aos meridianos de energia, habilitando o aluno a localizar os pontos de acupuntura respeitando suas diversas complexidades e cuidados pertinentes a cada estrutura envolvida.

O objetivo é capacitar o aluno a compreender o correto funcionamento dos sistemas de circulação de energia segundo a racionalidade da medicina tradicional chinesa. Relacionar estes conceitos da racionalidade ocidental com os conceitos da racionalidade tradicional da medicina chinesa, também tem por objetivo esta disciplina habilitar o aluno a discernir entre situações pertinentes às terapias tradicionais chinesas e aquelas que não pertencem a este escopo.

Pulsologia e Glossodiagnose

Estudo dos sinais visuais, morfológicos, da língua; estudo dos sinais e variações apresentados pela pulsação radial. Relacionamento destes sinais às síndromes e distúrbios da medicina tradicional chinesa.

Esta disciplina objetiva desenvolver no aluno a capacidade de discernir sobre os diferentes sinais apresentados pelo pulso e a língua, capacitando a determinar tratamentos a partir da observação desses sinais.

Identificação de padrões por Ba Guang, San Jiao e Zang Fu

Nesta disciplina são apresentados três sistemas de identificação de padrões de desarmonia, sendo estes sistemas generalistas dentro da racionalidade da medicina
tradicional chinesa.

O objetivo é capacitar o aluno a identificar de uma forma ampla e generalista e classificar dentre destes conceitos as desarmonias internas e externas do ser humano, dando ao aluno a capacidade de relacionar estes sistemas com os tratamentos que serão apresentados em disciplinas posteriores.

Síndromes Zang Fu

Nesta disciplina são apresentados os sistemas de identificação de padrões de desarmonia a partir dos sintomas em órgãos e vísceras, sendo estes sistemas mais específicos dentro da racionalidade da medicina tradicional chinesa.

O objetivo é capacitar o aluno a identificar de uma forma mais específica os distúrbios, capacitando o aluno a relacionar estes sistemas com os tratamentos que serão apresentados em disciplinas posteriores.

Constitucional Chinesa e Anamnse

Nesta disciplina são abordadas as características psíquicas do ser humano, as características comportamentais são as principais características estudadas para este entendimento. Também são estudadas as perguntas usadas em questionários para reconhecimento de distúrbios tanto orgânicos como psíquicos.

Esta disciplina objetiva desenvolver no aluno a capacidade de discernir sobre as características psíquicas e comportamentais e seu relacionamento com sintomas físicos. O aluno também terá a capacidade de através de perguntas precisas reconhecer a origem de distúrbios e eleger o tratamento adequado.

Fundamentos da Fitoterapia e Dietética Chinesa

Disciplina que aborda características a energética dos alimentos e plantas, a classificação dentro de grupos comuns às duas abordagens, sua aplicação adequada ao tratamento das principais síndromes energéticas da medicina tradicional chinesa.

Desenvolve no aluno capacidade crítica de reconhecer as diferentes classes de alimentos e fitoterápicos e adequá-los ao tratamento adequado.

As 18 Classes dos fitoterápicos chineses

Essa disciplina apresenta os fitoterápicos chineses classificados em 18 classes conforme sua ação e relaciona com as síndromes energéticas.

Capacitar o aluno a reconhecer as 18 classes de fitoterápicos bem como suas ações, indicações e contraindicações a fim de aplicar como forma de tratamento.

Fórmulas magistrais Chinesas

São estudados os compostos fitoterápicos clássicos, divididos de acordo com as 18 classes estudadas na disciplina anterior. Demonstrações das fórmulas, suas principais indicações, contraindicações e formas de uso.

Capacita o aluno a compreender a aplicação das fórmulas e aplicar como forma de tratamento.

Sitiologia (alimentação) de acordo com a constitucional e 5 elementos

Disciplina que aborda a energética dos alimentos e sua aplicação adequada ao tratamento das principais síndromes energéticas da medicina tradicional chinesa.

Capacita o aluno a raciocinar sobre os efeitos dos alimentos no desencadeamento de síndromes energéticas bem como no entendimento das ações dos alimentos sobre a estrutura psicofísica, assim esse conhecimento faz parte da propedêutica da diagnose bem como para o tratamento.

Protocolos aplicados ao tratamento de distúrbios comuns

Nesta disciplina são apresentados os protocolos mais frequentes para as síndromes mais comuns. Tanto protocolos com fórmulas magistrais como substâncias comuns, alimentos e preparos são apresentados nesta disciplina.

O objetivo é demonstrar para o aluno a racionalidade aplicada em escolhas feitas e experimentadas dentro de academias científicas clássicas. Instrumentar o aluno a ter um ponto de partida para então individualizar os tratamentos para cada caso.

Aurículoterapia

Utiliza o pavilhão auricular para identificar sinais que podem indicar distúrbios; utiliza estímulos físicos a fim de provocar reações de tratamento.

Capacita o aluno a utilizar a Aurículoterapia como forma de diagnose e tratamento. A Aurículoterapia pode ser utilizada como complementar a outros tratamentos mas também é frequentemente utilizada de forma isolada.

Classificação de pontos de acupuntura

Estudo sistemático (funções e indicações) e localização de pontos Apresentação dos principais pontos de acupuntura conforme suas classes energéticas de acordo com as principais escolas clássicas e de acordo com suas principais funções terapêuticas.

Capacita o aluno a localizar os pontos de acupuntura, bem como a eleger o ponto ou o grupo de pontos mais adequado a cada tratamento.

Meridianos II – Extraordinários e colaterais

Estudo mais aprofundado da rede de meridianos (canais de energia), a teoria de meridianos extraordinários é apresentada e a teoria de colaterais é aprofundada.

Essa disciplina visa capacitar o aluno a identificar distúrbios oriundos da irregularidade destes meridianos, também capacita para eleger tratamentos de acupuntura através destes sistemas.

Técnicas de manipulação de agulhas

Disciplina que apresenta as técnicas de inserção e manipulação adequada das agulhas, de acordo com as características energéticas dos pontos e seus meridianos. Apresentação dos cuidados importantes a tomar de acordo com as estruturas anatômicas envolvidas. Apresenta os instrumentos do profissional acupunturista e orienta sobre a correta manipulação. Nesta disciplina também é abordada a norma de biossegurança

Instrumenta o aluno para a inserção e manipulação correta de agulhas de acupuntura. Capacita para seguir as boas práticas de biossegurança, abordando também as principais normas de segurança relativo ao uso e descarte de materiais contaminados e pérfuro-cortante e legislação pertinente.

Eletroacupuntura

A técnica de eletroacupuntura consiste no estímulo elétrico das agulhas de acupuntura inseridas em pontos de acupuntura. Esse estímulo é feito com um aparelho específico que produz uma corrente segura e confortável. A eletroacupuntura pode ser utilizada para potencializar o efeito das agulhas em quaisquer tratamentos, tem um ótimo resultado para problemas neurológicos bom como em dores.

Objetiva capacitar o aluno a compreender os diferentes tipos de estímulos produzidos pelos aparelhos e saber quando utilizar cada um deles. Nesta disciplina também são apresentados diversos aparelhos e suas características a fim de que o aluno seja capaz de utilizar qualquer aparelho pois irá compreende os princípios utilizados na maioria deles.

Moxaterapia

Moxaterapia é a técnica que consiste no aquecimento de pontos de acupuntura e áreas do corpo. É inseparável da acupuntura pois tem caráter complementar às agulhas. Utilizadas principalmente em síndromes onde haja características de frio e estagnação.

A disciplina apresenta as diversas técnicas de moxa, bem como a indicação para cada uma das técnicas. Apresenta também os diferentes tipos de moxa.
Capacita o aluno a executar tratamentos com a técnica de aquecimento de pontos de acupuntura.

Ventosaterapia

Estudo das técnicas de tratamento que visa a mobilização da energia e do sangue nos canais e colaterais, permitindo a desobstrução dos fatores patogênicos resultantes das diversas síndromes energéticas.

O aluno irá compreender o mecanismo de ação das ventosas e sua aplicação terapêutica. A técnicas de ventosa serão apresentadas a o aluno será capaz de aplicá-las.

Certificação


  • Extensão Acadêmica: Não confere diploma, fornece Certificado de conclusão

  • Em conformidade com a Lei 9394 Artigo 44 do Congresso Nacional (lei de bases e diretrizes da educação no Brasil)


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