(51) 3581.3097

Av. Primeiro de Março, 971 Novo Hamburgo • RS

voltar

Naturopata

O que faz o Profissional Naturopata?

Todas as pessoas têm capacidade de autocura, isso significa que é uma habilidade natural do ser humano. O profissional Naturopata conhece os recursos naturais para estimular em cada pessoa essa capacidade também natural de autocura.

07/09/2019

O que é Faz um Naturopata

Todas as pessoas têm capacidade de autocura, isso significa que é uma habilidade natural do ser humano. O profissional Naturopata conhece os recursos naturais para estimular em cada pessoa essa capacidade também natural de autocura.

Naturopatas estudam em Faculdades de Naturopatia ou Naturologia e aprendem a reconhecer sinais particulares com a finalidade de avaliar e identificar para então prevenir e tratar problemas de saúde; atuam no restabelecimento promovendo qualidade de vida e bem-estar e ajudando as pessoas a enfrentarem doenças e estados de sofrimento.

Naturopatas entendem que as doenças são consequências de um estilo devida inadequado assim orientam as pessoas até mesmo antes de estarem doentes e também durante o processo de cura. Os naturopatas são capazes de identificar a fragilidade de cada pessoa, assim tratado cada uma de maneira particular. Essas fragilidades representam tendências sistêmicas decorrentes de fatores diversos como estilo de vida, características genéticas e influência emocional.

Quando as pessoas estão doentes, a Naturopatia não busca apenas suprimir sintomas mas sim trabalha para identificar as causas; o naturopata planeja tratamentos individualizado para cada pessoa para que possa dentre de sua particularidade restabelecer a saúde.

A Naturopatia normalmente segue uma ordem natural de aplicação pois os naturopatas entendem que podem alcançar melhores resultados e reduzir consequências danosas de doenças e tratamentos convencionais.


Retirar os “inimigos” da saúde

A saúde é o estado natural do corpo e da mente, quando esse estado natural é atacado, impedido de sua manifestação, surgem as doenças. Para retomar a saúde o primeiro passo é identificar e remover os obstáculos que possam perturbar a saúde. Má alimentação, níveis altos de estresse, perturbações emocionais e sedentarismos são “inimigos da saúde”. A Naturopatia constrói um “terreno” fértil para a saúde e que seja difícil para a doença se manifestar ou progredir.

Favorecer e estimular a autocura

O ser humano tem a capacidade de autocura. Os naturopatas estimulam essa habilidade do corpo usando técnicas como por exemplo, trofoterapia (alimentação terapêutica individualizada), hidroterapia, fitoterapia, herbologia, geoterapia, ortomolecular e outros recursos naturais.

Fortalecer os sistemas enfraquecidos. 

Os sistemas que precisam de atenção recebem tratamentos específicos. Os naturopatas têm um arsenal de terapêuticas disponíveis para aprimorar tecidos, órgãos ou sistemas específicos, incluindo: intervenções no estilo de vida, recomendação de dieta, fitoterapia, terapia ortomolecular (uso de substâncias que existem naturalmente no corpo, como vitaminas, aminoácidos, minerais), geoterapia, terapia, terapia floral e outras.

Manutenção da integridade estrutural

O alinhamento físico é de fundamental importância para manter os sistemas internos como órgãos e glândulas funcionando corretamente, assim como a circulação sanguínea e correto alinhamento vertebral e capacidade muscular. A Terapia física é parte fundamental da Naturopatia. Naturopatas atuam na recomendação de atividades específicas para cada caso, levando em conta um apoio multidisciplinar, para manter a integridade estrutural.

Usar substâncias naturais. 

A Naturopatia tem como objetivo manter o estado saudável e não o tratamento de doenças. Entretanto quando já há uma doença instalada a Naturopatia pode contribuir para restabelecer a saúde, nestes casos uma das estratégias mais utilizadas é a herbologia. O uso de plantas terapêuticas deve sempre ser feito com responsabilidade com o conhecimento detido por naturoapatas sobre o uso seguro delas. Muitas técnicas podem ser utilizadas juntas para potencializar um tratamento ou para minimizar os efeitos colaterais de outros.

Conhecer os limites profissionais e agir com ética e responsabilidade.

Os naturopatas são treinados para trabalharem de forma responsável e se necessário em equipes multiprofissionais. A prioridade sempre é a vida e o bem-estar das pessoas, o Naturopata trabalha reconhecendo os limites da atuação profissional, respeitando a área de outros profissionais e encaminhando, recomendando e incentivando as pessoas a buscarem a tratamento adequado para cada situação. Ainda que uma pessoa esteja sendo tratada por meios convencionais a Naturopatia pode ainda ajudar e muito, tanto para fortalecer o organismo auxiliando e potencializando os efeitos de outros tratamentos ou minimizando os efeitos colaterais.

Formação do profissional Naturopata

Atualmente no Brasil não existe uma regulamentação específica que determine qual a formação ideal de um Naturopata, porém já há um entendimento das instituições de classe (associações, federações, sindicatos) sobre um currículo que supra as necessidades da formação de um profissional da Naturopatia.
A pessoa que deseja estudar seriamente Naturopatia deve buscar uma instituição que tenha um currículo bem definido, bem como professores com experiência tanto na área da Naturopatia como na área do ensino. O profissional deve buscar uma instituição que tenha os seus cursos vinculados ao Ministério da Educação pois isso é uma demonstração de seriedade e responsabilidade que irá refletir tanto na prática profissional como no reconhecimento deste profissional pelo público.

A Faculdade INNAP mantém uma estrutura acadêmica adequada para o ensino da Naturopatia, bem como parcerias técnico-científica com instituições de nível superior no Brasil e no exterior com finalidade de fomentar o desenvolvimento profissional da Naturopatia.

 

Saiba mais sobre nosso curso de naturopatia

Nos siga no Instagram

@faculdade_INNAP