(51) 3581.3097

Av. Primeiro de Março, 971 Novo Hamburgo • RS

voltar

Alimentação

Alimentos que auxiliam no combate de células cancerosas

Vamos explicar  importância dos hábitos alimentares e como a Terapia Nutricional pode auxiliar no combate a células cancerosas.

24/07/2019

Diversas pesquisas recentes apontam que uma nutrição adequada é uma das principais formas com que se pode reduzir o risco de determinados tipo de câncer.

Já falamos aqui no Blog da INNAP sobre 9 plantas medicinais para ter na sua farmácia caseira e que você precisa ter, isso é muito importante pois algumas plantas medicinais podem tratar muitos tipos de doenças.

Não só o consumo de plantas medicinais são essenciais para ter bons hábitos alimentares. Conhecer alimentos específicos que possuem nutrientes diretamente associados não só à prevenção do câncer, mas ao combate da doença mesmo depois do diagnóstico é essencial para uma gerar inúmeros benefícios para sua saúde.

 

Conheça alguns alimentos que você deve incluir na sua alimentação:

 

Castanha-do-pará

Uma das maiores fontes de selênio conhecida pelo homem é a castanha-do-pará. O selênio é um mineral que atua como antioxidante e estimula o sistema imunológico, é muito importante para manter as funções das enzimas fígado e da tireóide. O selênio é responsável também por combater radicais livres que podem causar o câncer.

Foi realizado um estudo, na Nova Zelândia, com 59 adultos de 19 a 59 anos de idade, que ingeriram em média 28 (Microgramas) de Selênio dia. O estudo apontou que apenas a ingestão por dia de 1 castanha-do-pará, é mais do que suficiente para reposição do nível de selênio em seu organismo.

 

Goiaba, Frutas Vermelhas e Roxas

Os carotenóides se mostrou uma substância muito benéfica contra o câncer, e é encontrado na goiaba vermelha que também possui alta concentração de licopeno.

Mas atenção: os cientistas acreditam que isoladamente os carotenóides não auxiliam na proteção contra o câncer, e sim o consumo dessas duas substâncias com os demais nutrientes presentes em legumes.

Pesquisas afirmam que os carotenóides estão presentes em quase todos os legumes e frutas com as cores roxas e vermelhas. Esses nutrientes auxiliam na prevenção do câncer de pele, mama e de próstata.

Outra substância que é encontrada na Goiaba é a Vitamina C. Estudos mostram que a Vitamina C é capaz de combater de forma muito ativa o câncer.

Um detalhe muito importante é a associação da Vitamina C diretamente à laranja, porém, enquanto 100 gramas de laranja tem em média 60 mg de vitamina C, a mesma quantidade de goiaba pode chegar a 330 mg.

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer Americano, grandes doses de vitamina C  auxiliam na redução do crescimento do câncer de próstata e fígado.

 

Couve e Espinafre

O espinafre é uma das diversas substâncias associadas ao combate e prevenção do câncer, ele é rico em ácido fólico, vitamina E e como a castanha-do-pará em carotenóides.

A couve e a espinafre são ricas também em Luteína e zeaxantina ambas são conhecidas pela ajuda na prevenção do câncer de pele.

Pesquisas apontam que a Vitamina E e Selênio juntas podem aumentar 17% o risco de câncer de próstata, ao contrário de outros experimentos, que mostravam seus efeitos positivos na prevenção da doença. Os pesquisadores sugerem que o segredo é a moderação.

Consultar um Naturopata é importantíssimo para que você saiba exatamente o que, como e quando consumir certos tipos de alimentos. Somente um especialista pode aconselhar a melhor Terapia Nutricional para você

 

Alho e Cebola

Os benefícios do consumo do alho é milenar. Ele possui propriedades anti inflamatórias, antibacterianas  e antifúngicas, é muito utilizado na Medicina Tradicional Chinesa e ajuda o corpo a combater diversos tipos de doenças.

O alho possui concentrações de manganês e vitamina B6, que possui o efeito antioxidante.

O relatório de saúde feminina do estado de Iowa (USA), relaciona o consumo constante do alho a um risco 50% menor na chance do câncer de cólon se manifestar. 

Mais um estudo na China, apontou que o consumo de cebola e alho reduziu os riscos de câncer de esôfago e estômago por causa da presença de alicina (um composto sulfurado).

 

Chocolate Amargo e Cacau

O Cacau ajuda na prevenção de alguns tipos de câncer isso se deve pela sua alta concentração dos polifenóis catequinas.

Não pense que comer aquela barra de chocolate repleta de gordura hidrogenada comumente vendida em qualquer lugar vai ajudar na prevenção do câncer. Estamos nos referindo ao fruto cacau e não a produtos industrializados.

Para aproveitar benefícios do fruto sempre prefira os chocolates com no mínimo 70% de cacau.

 

Peixes como Salmão, Sardinha e Atum

O famoso Ômega-3 que é encontrado no salmão e outros peixes oleosos de águas profundas são fontes perfeitas de Ômega-3 e ácido graxo poliinsaturado que popularmente é reconhecido “gordura boa”. Um dos seus benefícios é a redução  do risco de ataque cardíaco e é extremamente rico em antioxidantes.

Os antioxidantes encontrados em peixes oleosos combate o envelhecimento das células auxiliando a reprodução celular saudável e evitando o câncer.

Um artigo publicado no periódico Cancer Prevention Research, diz que doses altas de Ômega-3 auxiliam na redução da densidade mamográfica em mulheres acima do peso. Uma concentração muito alta do tecido dos seios é um fator de risco para o câncer de mama.

Já a ingestão de suplementos de óleos de peixe e de Ômega-3 para os homens se recomenda cautela.  Publicado no Journal of the National Cancer Institute, uma pesquisa mostrou a relação entre altas doses de Ômega-3 e o surgimento e agravamento do câncer de próstata.

Na pesquisa homens que utilizavam uma dose de suplementação de Ômega-3 tinham 71% mais chance de desenvolver o tipo agressivo de câncer de próstata do que pessoas que não usam o suplemento.

Fica o alerta, além de incluir os alimentos citados acima na sua alimentação, manter outros hábitos saudáveis como não fumar e não beber em excesso e também praticar exercícios com regularidade, ajudam a ficar longe do câncer e de outras doenças.

Lembre-se: mente e corpo sempre em equilíbrio!

 

Conheça também:

Formação ONLINE em Naturopatia

O conhecimento de novas técnicas de diagnósticos e tratamentos naturais formam um profissional Terapeuta Naturopata reconhecido no mercado de trabalho, expandindo o seu campo de atuação e abrindo portas para novos clientes.

Nos siga no Instagram

@faculdade_INNAP