(51) 3581.3097

Av. Primeiro de Março, 971 Novo Hamburgo • RS

voltar

Plantas Medicinais

9 plantas medicinais para ter na sua farmácia caseira

Sabemos que desde sempre o homem faz uso de plantas medicinais para tratar muitos tipos de doenças.

24/07/2019

De fato, algumas espécies de plantas fazem muito bem para o organismo de nós seres humanos garantindo verdadeiros efeitos que beneficiam a nossa saúde. É muito importante no entanto saber que nem tudo que é natural não faz mal. Na realidade não é bem assim!

Algumas plantas possuem mecanismos de defesa que produzem recursos químicos para se defender de predadores, um exemplo são os Alcaloides, eles podem ser tóxicos e amargos.

Ou ainda existem algumas espécies de arvores que produzem óleos que são utilizados para atrair aves para a polinização. Algumas dessas substâncias podem sim atuar de forma positiva em nosso organismo, mas, outras podem provocar sérios danos a nossa saúde.

 

Muitas pessoas confundem Plantas Medicinais com Fitoterápicos, mas é importante esclarecer que são coisas diferentes.

 

Fitoterápicos são remédios, eles passam por uma rigorosa avaliação de segurança. Os Fitoterápicos também podem ser manipulados em farmácias de manipulação autorizadas pela vigilância sanitária e, neste caso, não precisam de registro sanitário, mas devem ser indicados por profissionais habilitados.

No entanto, isso não quer dizer que as pessoas tenham de abandonar as infusões. Mas é preciso respeitar algumas medidas de cautela.

Conheça algumas Plantas Medicinais:

 

Alecrim

A erva é muito utilizada para atenuar hematomas e machucaduras através do preparo de compressas, além de ajudar no alívio das dores originárias das doenças articulares. Alguns dos seus princípios ativos aparentam combater enxaquecas, lapsos de memória.

Agrião

Conhecido por ser um poderoso anti-inflamatório natural das vias respiratórias, seu consumo apropriado para o tratamento das bronquites crônicas. Ele também é um ótimo agente contra a nicotina, e para completar ela possui um poder diurético espetacular. Quem disse que seus benefícios se restringem os que já citamos? O Agrião contribui no trato aftas, eczemas e acne.

Canela

Além de cair muito bem com doce, ela pode ser usada no trato de problemas gastrointestinais e até mesmo cólicas menstruais. Seu óleo é rico em cinamaldeído, seu óleo pode combater diversos micro-organismos e fungos. A Canela é capaz de impedir moléculas implicadas no desenvolvimento inflamatório. Sendo assim outra vantagem da canela é auxiliar com problemas de gases e má digestão.

Coentro

O Coentro auxilia no funcionamento do sistema digestivo e alívio nas cólicas estomacais. Ele possui grandes quantidades de Mucilagens, substâncias que intervêm na mucosa do intestino e do estômago deixando-as protegidas. Seu uso também para ansiedade é indicado para que sofre com sintoma.

Alfazema

Alfazema é perfeita para quem sofre com insônia ou até mesmo com a falta de apetite. Mais alguns dos benefícios da Alfazema é o tratamento de quem sofre de cistite e inflamação na bexiga. As suas folhas são aplicadas no preparo de medicamentos que combatem a conjuntivite. Já para quem sofre com bronquite suas flores são utilizadas nos medicamentos.

Alho

O Alho é responsável pela redução do colesterol alto, agindo como expectorante natural e antisséptico. Seu consumo alivia os problemas circulatórios e melhora significativamente a imunidade do seu organismo. O Alho é rico em vitaminas A, C, B1 e B2, além de possuir concentrações de iodo e o enxofre. Recentes pesquisas indicam o consumo regular do alho como um anticancerígeno poderoso, quando consumido cru.

Carqueja

A Carqueja é uma excelente opção para quando a refeição pesada cai mal, e você sente seu estômago pesado, contribuindo para o aumento da produção de bile. Sem mencionar que a Carqueja coopera com a redução do açúcar na corrente sanguínea, sendo também fonte de propriedades para combater de frente a úlcera e possui ações anti-inflamatórias.

Erva-cidreira

O chá da planta Erva-Cidreira eficaz no combate de gases e cólicas, além de ser um relaxante natural, já que a planta possui um efeito poderoso calmante. Seus óleos essenciais são poderosos e como outros benefícios, garante com o seu uso o poder analgésico, além de ser um bom combatente da herpes labial.

Alcaçuz

A planta Alcaçuz é ótima para combater aquela coceira na garganta das crises de tosse. Sua contribuição no combate às úlceras gástricas é lendária. Além disso é um Anti-inflamatório e anti-séptico, o alcaçuz é bastante utilizado no combate aos diversos problemas pulmonares, podendo ainda ser aplicado em casos de bronquite, artrite e reações alérgicas.

Gostou do nosso artigo sobre plantas medicinais?

Conhecer algumas plantas que ajudam a amenizar ou tratar alguns tipos de doenças é uma ótima alternativa. Informação nunca é demais!

Você sabia que a Faculdade INNAP é uma instituição de ensino com 20 anos de tradição em terapias naturais?

Mais do que uma escola, é uma instituição com o objetivo de divulgar princípios e conceitos de terapias naturais, com a finalidade de restabelecer e manter a saúde do indivíduo. Realizar, promover estudos e divulgar pesquisas na área das terapias naturais.

Conheça nossos cursos: https://www.innap.com.br/

Faça INNAP e atinja o mais alto nível que as Terapias Naturais podem te proporcionar!

Nos siga no Instagram

@faculdade_INNAP